Muitas pessoas ainda têm dificuldade em entender o real significado de amor-próprio, do que é importante e o que é fundamental em suas vidas. Os conceitos que a sociedade atribui àquele que decide cuidar mais de si, infelizmente, ainda nos dias de hoje, são bastante pejorativos. Para muitos, aquele que pensa mais em si, que cuida mais de si, que pratica o auto amor e o autocuidado como lei fundamental de seu mundo interior, é narcisista, egoísta, arrogante, isso, no mínimo. A nossa sociedade adoecida, ainda vê como uma espécie de “atentado”, querer viver de acordo o seu coração, porque afinal de contas, fomos “adestrados” tão-somente “a viver de acordo”.
Infelizmente, fomos absolutamente criados “como robôs”, para crer que “os outros” são fundamentais na nossa vida, que devem sempre serem colocados em primeiro lugar, custe o que custar, sob pena de descumprir os mandamentos sagrados da caridade e da bondade cristã, quando na verdade, caridade é algo bem diferente. Caímos no grande abismo do erro de nos colocarmos na condição de “eu posso esperar, porque o outro é fundamental”, seja lá quem for o outro – filho, marido, família, amigos, patrão …
A certeza da felicidade, mora no fato de colocarmos cada coisa no seu lugar, entendendo que ajudar os outros pode até ser importante, faz bem pra Alma, mas nós, somos fundamentais. Sob esse prisma, concluímos que, qualquer adiamento dos nossos sonhos, pura e exclusivamente para agradar as pessoas, não sendo caso de extrema urgência e necessidade, é pura perda de tempo – e o pior -, pura perda de vida e de felicidade. Cada minuto perdido deixando de fazer o que se quer, o que se tem vontade, é uma perda terrível de energia vital, que só gera angústias, tristezas e vazios para a Alma.
Importante, os outros.
Fundamental – você.
Quantas vezes, ouvi pessoas dizendo assim: “Nossa! Poder fazer o Curso não posso não, mas a minha filha quer tanto, eu vou dar um jeito”.
E eu pergunto: “E você, sente vontade de fazer o Curso?”
A pessoa me responde: “Sempre quis fazer o Curso com você! Nossa! Te sigo nas redes, te assisti na TV, assisto suas palestras, mas pra mim, agora não dá. Prefiro que ela faça no meu lugar”.
Quantas não foram as vezes que você adiou seus sonhos, sob o pretexto de que para você era caro, mas faria qualquer esforço para presentear aquela pessoa especial para você?
Quantas vezes você não se dá qualquer importância?
Pois bem – esta é a sua chance de estudar comigo.
Garanto que não irá se arrepender!
Quem será importante e quem será fundamental de agora em diante na sua vida?
Espero você!
Raquel Bacchiega é Psicanalista e Professora de PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, autora do livro 15 minutos de amor-próprio, Ed. Haikai, Comunicadora da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior.
Instagram: @raquel_bacchiega
Informações: (11) 94919-1160
Saiba mais sobre os Cursos de Formação Terapêutica em Cromoterapia Científica e outros: https://raquelbacchiega.com.br/curso-cromoterapia/